Para estimar ou comparar médias
Estimativa para Médias - População Infinita
Utiliza-se quando o pesquisador deseja estimar o intervalo de confiança para média populacional, considerando uma população infinita (número de elementos muito elevado. Ex: População de São Paulo, de um País).
Estimativa para Médias - População Finita
Utiliza-se quando o pesquisador deseja estimar o intervalo de confiança para média populacional, considerando uma população finita (número de elementos limitado. Ex: Número de estudantes de uma escola, pacientes de um hospital).
Média experimental contra um valor referência - Teste Unilateral
Média experimental contra um valor referência - Teste Bilateral
Utiliza-se quando se deseja comparar a média obtida experimentalmente com uma média tida como referência (populacional).
Duas Médias amostrais pareadas - Teste Unilateral
Duas Médias amostrais pareadas - Teste Bilateral
Utiliza-se quando deseja-se comparar médias de um mesmo grupo avaliado em momentos distintos, ou por avaliadores/métodos distintos.
Duas Médias amostrais independentes de mesmo tamanho - Teste Unilateral
Duas Médias amostrais independentes de mesmo tamanho - Teste Bilateral
Duas Médias amostrais independentes de tamanho diferente - Teste Unilateral
Duas Médias amostrais independentes de tamanho diferente - Teste Bilateral
Utiliza-se quando deseja-se comparar médias de dois grupos distintos.
Para estimar e comparar proporções
Utilizado para estudos comparativos em ensaios clínicos, estudos observacionais do tipo coorte e caso controle; onde se pretende estudar a associação entre duas variáveis dicotômicas.
Estimativas para Proporções - População Infinita
Utiliza-se quando o pesquisador deseja estimar o intervalo de confiança para proporção populacional, considerando uma população infinita (número de elementos muito elevado. Ex: População de São Paulo, de um País).
Estimativas para Proporções - População Finita
Utiliza-se quando o pesquisador deseja estimar o intervalo de confiança para proporção populacional, considerando uma população finita (número de elementos limitado. Ex: Número de estudantes de uma escola, pacientes de um hospital).
Estimar diferença entre duas proporções - intervalo de confiança da diferença
Utiliza-se quando deseja-se estimar intervalo de confiança para a diferença entre as proporções de dois grupos distintos.
Comparar duas proporções - uma experimental com uma referência
Utiliza-se quando se deseja comparar a proporção obtida experimentalmente com uma proporção tida como referência (populacional).